COMBRETACEAE

Buchenavia kleinii Exell

Como citar:

Pablo Viany Prieto; Tainan Messina. 2011. Buchenavia kleinii (COMBRETACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

207.457,531 Km2

AOO:

104,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil, de ocorrência em Mata Atlântica, nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Marquete et al., 2010).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2011
Avaliador: Pablo Viany Prieto
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?A espécie apresenta uma distribuição relativamente ampla, e habita diversas formações florestais na Mata Atlântica, inclusive um dos maiores remanescentes de floresta contínua. Além disso, de acordo com literatura disponível, é comum nas áreas em que ocorre.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

​Descrita em Ann. Mag. Nat. Hist. (ser. 12) 6: 400. 1953.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: Em florestas da restinga de Pariquera-Açu, no Estado de São Paulo, a espécie foi considerada como uma das árvores emergentes nas áreas de encosta, com elevados valores de Dominância e Valor de Cobertura; no entanto, foram encontrados apenas sete indivíduos em 1,04 hectares da área estudada (Sztutman et al., 2002). Foi encontrado um indivíduo em 0,65 hectares em Floresta Ombrófila da Reserva Biológica Poço das Antas, Silva Jardim, Estado do Rio de Janeiro (Pessoa; Oliveira, 2006); foi encontrado também cinco indivíduos em 0,8 hectares de floresta de restinga da Reserva Ecológica Estadual de Jacarepiá, Saquarema, Rio de Janeiro (Sá et al., 2009), cinco indivíduos em 1 hectare de floresta ombrófila em Criciúma, Santa Catarina (Silva, 2006), 11 indivíduos em 5,76 hectares em floresta ombrófila no Parque Estadual Carlos Botelho, em São Miguel Arcanjo, São Paulo (Aguiar, 2003).

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta pluvial e nebular (Oliveira-Filho, 2010); floresta ombrófila de encosta no Sudeste e Sul do Brasil (Iza, 2002); registros sugerem ocorrência em Floresta Pluvial da planície costeira.
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland
Detalhes: Árvore de até 25 m de altura (Oliveira-Filho, 2010).

Ações de conservação (3):

Ação Situação
1.2.1.1 International level on going
A espécie foi considerada "Menos preocupante/Quase ameaçada" (LR/NT), (IUCN, 2010).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
O fato dela ocorrer no Parque Nacional Saint Hilaire-Lange, região serrana do litoral do Paraná, foi considerada uma oportunidade de conservação (Sztutman et al., 2002).
Ação Situação
4.1 Maintenance/Conservation on going
Ocorre na Mata Atlântica em diferentes ambientes, sendo registrada para florestas sobre morrote nas áreas de restinga alagada de Pariquera-Açu, no Estado de São Paulo, uma das maiores áreas de floresta contínua em bom estado de conservação sobre planícies alagáveis do litoral sudeste brasileiro (Sztutman et al., 2002).